Reuniões

Relato Reunião Mensal COA-POA – 15/07/2023

A reunião mensal do mês de julho do COA-POA, estava marcada para o final de semana do dia 08, mas em virtude das previsões de tempestades e ventanias, em decorrência de um ciclone extratropical que se formou na costa do sul do Brasil, tivemos que adiar para a semana seguinte. Também tivemos que alterar o local de realização do Jardim Botânico para o Centro de Visitantes do Parque Farroupilha.

O encontro iniciou com um passeio pelo parque para observação de aves. O dia estava ensolarado, com temperatura de 12°C. Apesar da manhã gelada, 12 associados compareceram na observação e para a reunião.

Observadores de aves na Redenção. Foto: Antônio Brum. 

Durante a observação nos chamou a tenção a quantidade de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) circulando e fazendo uma grande algazarra pelo parque, foram estimados em tono de 150 indivíduos. Uma ave que passou voando em cima do parque, avistada apenas por Antônio Brum e Inês Vasconcelos, parecia muito ser uma Tringa sp., pelo padrão de voo e shape, na concordância de ambos os observadores. No entanto, como não foi possível o registro fotográfico, fica apenas registrado aqui a suspeita.  Também cabe destacar a visualização de um periquito-de-encontro,-amarelo (Brotogeris chiriri) com flavismo.

Flavismo é uma mutação que pode ocorrer em aves causando a alteração da coloração das penas.  Segundo consta no Wikiaves1, flavismo é a ausência parcial da melanina (nesse caso ainda pode ser observado um pouco da cor original da ave), porém presença de pigmentos carotenóides.

Foram avistadas um total de 24 espécie de aves, conforme lista abaixo.

Caso de flavismo em Periquito-de-encontro-amarelo. Foto: Antônio Brum. 
Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) Foto: Antônio Brum.
Biguá (Nannopterum brasilianum) Foto: Antônio Brum.

Após a observação o grupo se reuniu no Centro de Visitantes da Redenção, para tratar de assuntos ligados ao clube. A reunião foi conduzida pelo presidente do COA-POA, que reclamou na demora que está ocorrendo para organização das saídas. A justificativa é que existe uma demora das pessoas contatadas nas unidades para responder os e-mails enviados. Deste modo, para evitar a alternativa seria entrar em contato com mais antecedência ao dia das saídas programadas. Augusto Potter perguntou se poderia organizar algumas atividades com crianças, na praia de Arroio Teixeira, durante o período de férias. Foi informado que não haveria problemas de organizar em nome do COA-POA este tipo de atividade, mas também foi solicitado que, dentro de sua função como coordenador de atividades de educação ambiental, que tentasse organizar saídas curtas em parques de Porto Alegre e região, para que mais associados pudessem participar. Foi lembrado que este ano ocorrerá dois eventos importantes e que o COA-POA deveria participar ativamente. Um o III Avistar que ocorrerá em Uruguaiana e Barra do Quaraí, entre os dias 07 a 09 de Setembro e o outro o Festival de Aves Migratórias em Mostardas entre os dias 26 e 29 de Outubro de 2023. Pelo presidente foi falado que iremos organizar saídas para estes eventos e que será publicado no site e divulgado pelo grupo de WhatsApp em tempo oportuno. Foi lembrado, que no Festival de Aves migratória representará o COA-POA, como palestrante, a associada Maria do Carmo Both. Também estará presente, como palestrante, o associado Antônio Brum, que falará sobre a pesquisa que vem realizando na Lagoa do Peixe. Nada mais tendo a tratar se deu início a palestra do dia.

Para esta reunião tivemos como palestrante a Médica Veterinária, Ms. Juliana Herpich, coordenadora da equipe de educação ambiental da Smamus, que palestrou sobre Influenza Aviária e Saúde Única. Em sua fala, a Ms Juliana, destacou as diferenças entre os vários tipos de vírus, causadores de infecções em aves, os efeitos negativos da contaminação pelo vírus de influenza aviária para as aves, os sintomas que as aves infectadas apresentam. Ressaltou a importância de ficar atento e os cuidados que os observadores de ave devem ter ao se deparar com aves sintomáticas ou mortas e quem devem avisar. Por fim, destacou os graves prejuízos que poderiam advir do aumento das contaminações, bem como demonstrou o senário atual, no Brasil e no Mundo da infecção do Virus H5N2 da Influência Aviaria. Após dúvidas e debates sobre o tema a reunião foi encerrada às 12 horas.

Reunião mensal COA-POA, no Auditório do Centro dos Visitantes na Redenção.
Dra. Juliana Herpich, palestra sobre Influenza Aviária. 

1http://www.wikiaves.com.br/wiki/leucismo

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa