Atividades Saídas a Campo

Relato de visita ao Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ-MATA, 2023.

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) realizou, pela primeira vez, uma visita ao Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ-MATA, localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, em São Francisco de Paula. O CPCN PRÓ-MATA é uma área de conservação ambiental da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS com área aproximada de 3100 hectares destinados à conservação do bioma Mata Atlântica. É um importante local de pesquisa que recebe alunos de várias universidades do estado, especialmente da PUCRS.

Em relação à avifauna, o plano de manejo do CPCN PRÓ-MATA reporta a ocorrência de 215 espécies de aves no local, contudo pesquisas recente, ainda não publicadas, reportam um numero ainda maior. Durante nossa visita registramos 89 espécies de aves, todas dentro dos limites da RPPN. Este baixo número de registros para uma região de alta diversidade de aves, se deve ao pouco tempo de observação, em virtude das fortes chuvas que ocorreram, especialmente no primeiro dia da excução, que nos impediam de deixar a sede do parque, bem como devido à neblina que baixava a visibilidade.

Grupo de Obsrvadores durante a saída. Foto: Antônio Brum

Alguns registros valem a pena serem destacados, como o tapaculo-preto (Scytalopus speluncae) que deu um verdadeiro show ao pousar em local relativamente limpo, possibilitando boas fotografias aos observadores. O beija-flor-de-topete-azul (Stephanoxis loddigesii), o grimpeiro (Leptasthenura setaria), fotografado de cima da torre de observação de aves, existente no parque e a tesoura-cinzenta (Muscipipra vetula), que foi possível observar mesmo com chuva, a partir da varanda da sede do parque.

Tapaculo-preto (Scytalopus speluncae) Foto: Walter Hasenack
Beija-flor-de-topete-azul (Stephanoxis loddigesii) Foto: Eduardo Chiarani

Grimpeiro (Leptasthenura setaria) Foto: Walter Hasenack

Tesoura-cinzenta (Muscipipra vetula) Foto: Antônio Brum

No relatório completo da saída você poderá ler mais sobre os registros e mais informações sobre as espécies observadas, além de ter acesso à lista completa das aves que registramos. Para ter acesso e baixar o relatório completo basta clicar aqui.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa